TÉCNICAS PARA COSTURA: BOTONÊ E CAPITONÊ.

TÉCNICAS PARA COSTURA: BOTONÊ E CAPITONÊ.
TÉCNICAS PARA COSTURA: BOTONÊ E CAPITONÊ.

TÉCNICAS PARA COSTURA: BOTONÊ E CAPITONÊ.

Além de escolher o tecido certo para o seu estofado, é importante escolher também a técnica correta para a confecção do seu estofado. Tanto a botonê quanto a capitonê são técnicas muito utilizadas, desde o século XX. E ainda hoje, no século XXI, a sensação de luxo que elas causam ainda ocupa um grande espaço na casa dos brasileiros. 

 

  • Botonê: é uma técnica manual que consiste na aplicação de botões de maneira estratégica e simétrica, a fim de criar desenhos geométricos nos espaçamentos entre um botão e outro. 

 

  • Capitonê: habilidade artesanal na qual são inseridos cordões para criar depressões e desenhos, o artesão trabalha fazendo dobras no tecido para criar efeitos únicos. Essa técnica é finalizada por botões e pode demorar muitas horas de trabalho para ser concluída, pois há uma riqueza de detalhes muito grande. 

 

As duas técnicas caem muito bem ao serem combinadas com materiais como suede, veludo, linho e couro. Lembrando que, por serem técnicas que trazem sensação de luxo, o mais indicado é que se utilize revestimentos nobres para a sua composição. 

Ótimos lugares para a aplicação das duas técnicas de costura são: sofás, cabeceiras de cama e cadeiras.  Aqui, na A Donatelli, temos os melhores tecidos para a utilização da técnica que mais combina com o seu ambiente.

Fale Conosco pelo WhatsApp